A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), entregou para o Consórcio que irá gerenciar a Rede de Urgência e Emergência do Centro-Oeste (Cis-Urg) sete ambulâncias, do tipo Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel.

A base destas ambulâncias avançadas ficarão nos municípios de Divinópolis, Formiga, Oliveira, Itaúna, Luz, Campo Belo e Nova Serrana. Além dessas sete ambulâncias UTI’s, a região foi contemplada com outras 24 ambulância do tipo unidade básica. “Já capacitamos os funcionários do Samu, realizamos as oficinas. Estamos com tudo pronto para funcionar. A expectativa é que neste mês de junho, conforme toda a programação, comecemos a rodar o Samu”, ressaltou o prefeito de Divinópolis, Vladimir de Azevedo.


Foto - Crédito: Willian Pacheco

A Superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Gláucia Sbampato Pereira, frisou que estas ambulâncias não pertencem ao município, mas integram uma rede formada pelas unidades móveis e hospitais que atenderão à Urgência e emergência dos 54 municípios da Região Ampliada Oeste. “Com a implantação do Samu 192, a rede de Urgência e Emergência, controlada por uma Central de Regulação, atenderá aos municípios da região. As bases estarão em locais estratégicos para atender aos casos mais complexos e no menor tempo possível”, destacou a Superintendente.

Tempo este que é fundamental para prestar um bom serviço à população, segundo o Secretário Executivo do Cis-URg, José Márcio Zanardi. “As ambulâncias UTI’s - tripuladas por médico, enfermeiro e um condutor socorrista ficarão dispostas em pontos estratégicos dentro da região Centro Oeste o que foi definido juntamente com o Estado para que possamos dar uma resposta no máximo em 40 minutos em cada chamada no 192”, esclareceu o Secretário do Cis-Urg, José Márcio Zanardi.

Rede de Urgência e Emergência

A Rede de Urgência e emergência é composta pela Atenção Primária em Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, pontos de atenção hospitalar classificado de acordo com sua complexidade e função na Rede podendo ser classificados em: Hospital de Urgência Nível IV, Hospital Geral de Urgência Nível III, Hospital Geral de Urgência Nível II, Hospital de Referência ao Trauma Nível I, Hospital de Referência às Doenças Cardiovasculares Nível I, Hospital de Referência ao Acidente Vascular Cerebral Nível I e Hospital de Urgência Polivalente Nível I.

Com a implantação da Rede Urgência e emergência, a Região Oeste passará a contar com uma Central de regulação com médicos, telefonistas auxiliares de regulação médica e rádio operadores para dar o menor tempo resposta às demandas solicitadas pelo 192. Com isso, a atenção às condições agudas adotada é a classificação de risco por meio do protocolo de Manchester informatizado. A SES-MG disponibiliza esse recurso em cada ponto de atenção da Rede Regional de Urgência e Emergência para que a linguagem seja única na classificação de risco das demandas de cuidado de pacientes em condições agudas.

O desenho apresentado para as bases do SAMU contempla todas as seis microrregiões da Região Oeste com 7 Unidades de Serviço Avançado (USA) que contam com médico intervencionista, enfermeiro e condutor socorrista e 24 Unidades de Serviço Básico (USB) com técnico em enfermagem e condutor socorrista.

“ É um processo esta implantação da Rede de Urgência e Emergência. Foram várias oficinas em que ficaram estabelecidos quais os hospitais que fariam parte desta rede A chegada dessas ambulâncias é mais um passo e significa que o Samu está próximo de começar a funcionar efetivamente”, salienta a Secretária de Saúde de Divinópolis, Kênia Carvalho.

Por Willian Pacheco

Fonte: saude.mg.gov.br